Quer descobrir tudo o que precisa para deixar seu hospital veterinário ainda mais completo com os equipamentos para medicina veterinária? Acesse aqui e confira!
Existem vários equipamentos para medicina veterinária necessários para uma estrutura adequada em hospitais. Entretanto a escolha das ferramentas pode variar de acordo com a especialidade da clínica, bem como das espécies animais que ela atende.
Conheça abaixo alguns dos equipamentos para medicina veterinária mais comuns
Máquinas de imagem
Esses equipamentos para medicina veterinária permitem que os veterinários visualizem o interior do corpo do animal e identifiquem problemas médicos.
Entre os mais comuns podemos destacar as máquinas de raio-x, tomografia computadorizada (CT), ressonância magnética (MRI), ultrassonografia e endoscopia.
– Ultrassonografia: a ferramenta é importante para a saúde dos animais, pois permite que os veterinários visualizem o interior do corpo dos animais para diagnóstico preciso, seguro e não invasivo, avaliação e monitoramento de condições médicas. Ele é um dos instrumentos preferidos quando comparado a outras técnicas de imagem, como a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética.
Entre sua variedade de propósito podemos destacar o diagnóstico de gestação em animais grávidos, de doenças cardíacas e vasculares, identificação de tumores em órgãos internos e de problemas de fertilidade e reprodutivos em animais.
– Radiologia: certamente esse é um dos segmentos mais importantes da medicina veterinária, pois desempenha um papel fundamental no diagnóstico e tratamento de muitas doenças e lesões em animais.
Esses equipamentos para medicina veterinária, através do uso de raios-x, permitem que os especialistas visualizem o interior do corpo dos animais e detectem problemas que podem não ser visíveis a olho nu, também de maneira segura e não invasiva.
Porém, para os bichinhos mais ansiosos, há a opção de utilizar sedação para garantir que eles permaneçam imóveis durante o procedimento, o que aumenta a precisão das imagens obtidas.
Entre os principais diagnósticos estão as fraturas ósseas, problemas cardíacos, doenças pulmonares, tumores e obstruções intestinais. Além disso, a radiologia também ajuda a monitorar o progresso de um determinado tratamento, bem como avaliar a eficácia de medicamentos ou cirurgias.
– Tomografia: essa técnica de diagnóstico por imagem é extremamente útil em hospitais veterinários, sendo mais uma das que permitem a visualização detalhada de estruturas internas do corpo do animal, por meio da reconstrução de imagens em três dimensões.
Entre suas principais vantagens está a capacidade de visualizar as partes interiores dos sistemas dos bichinhos com alta precisão e resolução, sendo especialmente útil nos casos em que outros equipamentos para medicina veterinária de diagnóstico por imagem, tais como radiografia ou ultrassonografia, não fornecem informações suficientes.
Além desses exemplos descritos acima, também podemos afirmar que a tomografia pode ser usada para avaliar com precisão lesões em órgãos como pulmões, fígado, coração e rins. Semelhantemente é utilizada para avaliar a eficácia de tratamentos médicos em animais como, por exemplo, o monitoramento do crescimento de tumores ou ainda para avaliar o progresso de infecções em órgãos internos.
Ainda nesse sentido, a tomografia é uma ferramenta importante pois, ao garantir a possibilidade de visualizar as estruturas internas do corpo em 3D, permite que os veterinários tenham uma melhor compreensão da anatomia e possam planejar procedimentos cirúrgicos mais precisos nos casos complexos. Um bom exemplo do que estamos falando são as fraturas de crânio, tumores cerebrais e doenças ortopédicas.
Analisadores de laboratório
Aqui estamos falando de equipamentos para medicina veterinária usados para analisar o sangue, a urina e outros fluidos corporais. De forma geral, essas máquinas podem ajudar a identificar problemas como infecções, anemia, desidratação e desequilíbrios eletrolíticos.
Equipamentos de monitoramento
Os dispositivos permitem que os veterinários monitorem os sinais vitais dos pets durante procedimentos cirúrgicos e tratamentos. Isso inclui monitores cardíacos, oxímetros de pulso, medidores de pressão arterial.
Equipamentos de oftalmologia
Nesse tópico podemos citar tonometria, as lâmpadas de fenda e oftalmoscópios. São esses equipamentos para medicina veterinária que permitem que os veterinários examinem os olhos dos animais e identifiquem problemas oculares.
Equipamentos de odontologia
A fim de possibilitar que os veterinários realizem exames e procedimentos dentários em animais, estão as ferramentas odontológicas especializadas, como as máquinas de radiografia dentária e os instrumentos de limpeza dental.
Equipamentos de cirurgia
Para que as cirurgias sejam feitas com segurança e precisão nós recomendamos equipamentos para medicina veterinária que vão desde mesas cirúrgicas, a sistemas de anestesia e bisturis elétricos.
Para finalizar lembre-se que esses são apenas alguns dos equipamentos para medicina veterinária mais comuns encontrados em hospitais veterinários. Contudo a escolha das máquinas adequados dependerá das necessidades específicas da clínica e de quais são os animais atendidos.
Com informações de:
https://www.evolucaopet.com.br/produtos/equipamentos-veterinarios/17
https://vetus.com.br/universidade/como-montar-uma-clinica-veterinaria/
https://www.crmv-pr.org.br/uploads/noticia/arquivos/checklist-resolucao-1275.pdf
https://www.medicalexpo.com/pt/cat/medicina-veterinaria-M.html