Com o avanço da Radiologia Veterinária, os profissionais dessa área específica da Medicina Veterinária conseguem realizar diferentes exames que são capazes de detectar doenças nos animais.
Sem sombra de dúvidas a medicina veterinária está repleta de áreas de especialidade. Mas você sabia que uma das ferramentas de diagnóstico mais utilizadas na prática veterinária é a Radiologia Veterinária?
A Radiologia Veterinária é uma importante aliada no momento em que os profissionais precisam diagnosticar uma patologia, determinar sua causa e recomendar o tratamento mais adequado para qualquer animal, sejam eles, domésticos, selvagens, grande porte ou pequeno porte.
Com seu constante aprimoramento e expansão, entre os principais benefícios da aplicação desses dispositivos, certamente podemos destacar à prevenção, o diagnóstico preciso e a definição da dimensão exata da doença e determinar o melhor tratamento.
Como são feitas os exames na Radiologia Veterinária?
Independente da utilização de um formato fixo ou móvel, os aparelhos de Radiologia Veterinária operam de maneira semelhante, sem desconforto e com técnicas pouco invasivas e indolores.
Entretanto, muitas vezes é desejável realizar a sedação adequada para diminuir a ansiedade e o estresse relacionados aos dispositivos. Isso visa facilitar a obtenção de estudos diagnósticos de alta qualidade, com o mínimo de repetições necessárias, além de controlar a dor associada à manipulação em animais que sofrem de distúrbios dolorosos.
Como mencionado acima, durante a execução o animal precisa ficar parado. No procedimento, as imagens são captadas e mostram detalhadamente a anatomia e o funcionamento do organismo.
Mas quais são os exames que utilizam a Radiologia Veterinária?
Esse segmento da Medicina Veterinária utiliza equipamentos avançados, tais como o arco cirúrgico, emissor de raios X, tomografia computadorizada, ressonância magnética.
Vamos exemplificar alguns:
– O Arco Cirúrgico, com sua forma semicircular contendo uma fonte emissora em uma extremidade e um detector na outra, foi projetado para permitir diferentes posicionamentos na radiologia veterinária e possibilita a visualização em tempo real de todas as estruturas internas do animal.
– Emissor de Raios X são equipamentos usados para obtenção de radiografias. Que são fundamentais para avaliar coluna, pulmões, tráqueia, articulações e demais estruturas.
– Tomografia Computadorizada irá nos mostrar qualquer patologia ou alteração em suas fatias de imagens submilimetricas.
– A Ressonância magnética é um exame para examinar órgãos, sendo especialmente útil no diagnóstico de problemas cerebrais, tumores e outras anormalidades.
– Ultrassonografias geram imagens dos órgãos internos e são empregadas não apenas para diagnosticar problemas, mas também para avaliar a saúde de animais gestantes e seus filhotes.
Conheça as enfermidades comuns que acometem os animais e que são possíveis de serem constatadas com a Radiologia Veterinária
Doenças gerais
– Deglutição de objetos indevidos;
– Alterações congênitas;
– Neoplasias.
Transtornos cardíacos
– Cardiopatia;
– Cardiomiopatia dilatada;
– Doença valvar degenerativa crônica (DVDC);
– Hipertrofia Ventricular Esquerda (HVE);
– Efusão pericárdica;
Complicações respiratórias
– Pneumonia;
– Pneumotórax;
– Derrame pleural.
Lesões de natureza óssea, muscular ou cartilaginosa
– Artrite;
– Fraturas ou irregularidades.;
– Displasia coxofemoral;
– Luxação patelar;
– Ruptura de ligamentos;
– Hérnia de disco.
Além disso, a Radiologia Veterinária também é recomendada para exames de rotina, tais como saúde de animais gestantes, fazendo uma avaliação e o acompanhamento pré-natal de fêmeas e de seus filhotes.
Dessa forma, se você deseja ter um estabelecimento de renome e com alto retorno financeiro, invista em equipamentos que fornecem segurança, qualidade, rapidez e precisão. Para isso, basta entrar em contato com nossa equipe. A Univet tem foco no mercado de saúde animal, sendo especializada na área de Radiologia Veterinária.