A Radiologia Veterinária é capaz de oferecer uma orientação imediata aos profissionais que precisam diagnosticar e tratar as patologias dos pacientes. A seguir você descobre mais sobre um dos segmentos que mais se desenvolve no campo da medicina veterinária. Confira!
O Médico Veterinário especializado na área da Radiologia Veterinária, sem sombra de dúvidas, precisa dominar técnicas e conhecer o que há de mais moderno em equipamentos de diagnóstico por imagem, visto que atualmente as clínicas e hospitais veterinários estão investindo cada vez mais no diferencial de contar com profissionais qualificados, visto que hoje essa tecnologia é acessível.
Afinal, para localizar uma possível doença, os profissionais precisam estar atentos, ouvir com atenção o relato dos donos dos pets e optar por diferentes formas de exames como laboratoriais e diagnóstico por imagem.
Além disso, quando um Médico Veterinário é instruído dentro do segmento, ele também estará preparado para direcionar o tutor sobre como proceder durante as intervenções de Radiologia Veterinária sem causar estresse aos pacientes, utilizando métodos de contençãofísicos ou químicos.
Por isso, hoje vamos abordar um dos procedimentos fundamentais para o diagnóstico de doenças ou lesões, o acompanhamento do quadro clínico, o tratamento das patologias existentes dentro do mundo animal, bem como determinar a necessidade de intervenções cirúrgicas, a Radiologia Veterinária.
Mas o que é a radiologia veterinária?
Antes de mais nada, você precisa saber que para avaliar as estruturas internas presentes no corpo do animal é preciso contar com o auxilio de radiações, sejam elas ionizantes ou não ionizantes, e mais especificamente sonoras, eletromagnéticas ou corpusculares. E é aqui que entra a radiologia veterinária.
Os profissionais determinarão o melhor exame conforme as avaliações iniciais. Então, nesse sentido, os equipamentos estão divididos entre Raio X, tomografia computadorizada, ressonância magnética, Arco Cirúrgico e, em casos muito específicos, equipamentos de radioterapia e medicina nuclear.
Assim sendo, o diagnóstico dirá qual parte do corpo foi acometida, qual a dimensão da patologia, se será necessária à intervenção cirúrgica e, por fim, qual o melhor tratamento.
Como utilizar cada um dos principais dispositivos presentes na radiologia veterinária?
Raio X
Esse equipamento, sem sombra de dúvidas, é um dos mais presentes nas clínicas veterinárias. Afinal, além da sua agilidade, é ele quem avalia fraturas, os pulmões, o abdômen, e muitas vezes pode ser complementado, quando necessário por Ultrassom, Tomografia e/ou Ressonância.
Seu funcionamento dentro da radiologia veterinária acontece devido às radiações eletromagnéticas que ao se comunicarem com a matéria, conseguem formar a imagem estática.
Tomografia
Sem dúvidas, esse dispositivo é comumente usado na radiologia veterinária para uma identificação mais minuciosa, visto que a emissão de radiação é absorvida pelo tecido do corpo do pet e assim seus contrastes tridimensionais são capazes de mostrar o alto detalhamento de diferentes estruturas.
Ressonância magnética
Certamente os médicos veterinários fazem o uso desse equipamento quando precisam determinar as disfunções de maneira segura.
Dessa forma, ela é uma grande aliada na radiologia veterinária especialmente para detectar problemas neurológicos e ainda no sistema nervoso central e periférico.
Sua operação atua vistoriando as ações dos átomos de hidrogênio, que compõe cada tecido ou órgão, sob o efeito do campo magnético.
Arco Cirúrgico
Seu formato semicircular com uma das pontas da estrutura contendo uma fonte emissora de raios x e a outra um detector de raios x, é quem lhe dá esse nome. Nesse sentido, o modelo foi elaborado justamente para permitir diferentes colocações durante os procedimentos da radiologia veterinária.
Chamados por alguns de intensificadores de imagem, inegavelmente, com ele o profissional consegue ver todas as estruturas internas do animal, de maneira funcional e em tempo real, favorecendo a obtenção de imagens de alta qualidade.
Entre as funções principais desse equipamento certamente podemos destacar as cirurgias cardiológicas, neurológicas, ortopédicas, urológicas e vasculares.
E qual o custo dessas ferramentas destinadas à radiologia veterinária?
No presente, certamente podemos afirmar que a aquisição dos equipamentos de Radiologia Veterinária é um investimento de alto retorno financeiro que agrega muita qualidade e segurança no atendimento aos pacientes.
Em equipamentos como RX e Tomografia será necessária a aquisição de EPIs de Proteção Radiológica para diminuir a exposição à radiação ionizante. Além disso, é preciso avaliar o ambiente onde é preciso ter construções que barram a radiação, uma vez que em alguns locais é preciso uma fina camada de argamassa baritada sobre as paredes.
Se você é um profissional especializado na área de radiologia veterinária, entre em contato conosco, pois certamente nosso time de especialistas fornecerá todo o suporte que você precisa para investir na sua clínica com aparelhos de qualidade que garantem praticidade, rapidez e precisão!