A Tomografia Veterinária é um moderno exame de diagnóstico por imagem, no qual sua reconstrução tridimensional tem um papel fundamental na constatação de uma série de doenças nos diversos animais.
Sempre abordamos aqui a importância da Radiologia Veterinária como uma aliada para identificar doenças – incluindo diagnósticos precoces e recomendar os melhores tratamentos. Assim sendo, entre os avanços dos equipamentos de diagnóstico por imagem, certamente podemos destacar um exame em específico, a Tomografia Veterinária.
A Tomografia Veterinária é grande a responsável por fazer uma análise intensa, gerando resultados extremamente precisos. Entretanto, apesar de ser um exame complexo, ele é muito rápido e sua funcionalidade é muito simples, sendo que em poucos minutos pode ser finalizado.
Ou seja, de forma geral, podemos dizer que essa técnica funciona muito similarmente ao Raio-X, porém de maneira mais detalhada.
Entenda o funcionamento da Tomografia Veterinária
Em suma, por meio desse equipamento, são fornecidas imagens de alta qualidade, feitas através de diferentes contrastes. Esse fato permite aumentar a visibilidade especificamente nas estruturas do corpo do animal que estão sendo examinadas por conter supostas patologias. Isso é, o que ocorre é que cada tipo de tecido do corpo do animal absorve as radiações de maneiras distintas.
Dessa forma é a radiação propagada no corpo animal a criadora das radiografias transversais, nas quais são concebidas imagens tridimensionais no formato de fatias. Assim sendo, esses modelos em porções são fundamentais em diagnósticos, pois se não fosse a Tomografia Veterinária, só obteríamos resultados semelhantes com exames altamente invasivos.
Fique atento, pois a Tomografia Veterinária exige que o profissional tenha alguns cuidados!
Em primeiro lugar, quando houver a necessidade de fazer esse exame em um animal, é preciso que o médico veterinário emita uma autorização e que, na sequência, ela seja assinada pelo tutor.
Na sequência, antes de realizar a Tomografia Veterinária, será preciso que o profissional certifique que o animal está em um jejum total (água e comida) há pelo menos 8 horas.
Ainda nesse sentido, também é preciso que o animal já tenha realizado outros exames anteriormente e que o tutor esteja com os resultados:
– Exames laboratoriais recentes (máximo 30 dias);
– Perfil pré-cirúrgico estendido;
– Ecocardiograma para pacientes mais velhos;
– TP e TTPA para felinos com necessidade de biópsia de órgão em cavidade torácica;
– Exames de Raio-X ou ultrassom que possam complementar o diagnóstico.
Onde a Tomografia Veterinária é aplicada?
A necessidade de obter resultados precisos com resolução espacial, mas que não podem ser alcançados por equipamentos de diagnóstico por imagens mais tradicionais, tais como os Raios-X, fazem com que a Tomografia Veterinária seja o exame mais indicado.
Então, entre as estrutura animais que a Tomografia Veterinária é capaz de sondar podemos destacar:
– Os ossos;
– Os pulmões;
– O fígado;
– Crânio: para examinar a cavidade nasal, seios frontais, identificar fraturas e determinar a extensão de outras estruturas;
– Coluna: para detectar fraturas e luxações;
– Tórax: para avaliar alterações imediatas, presença de nódulos metastáticos e neoformações primárias;
– Abdômen: para investigar minuciosamente as vias urinárias, anormalidades vasculares, realizar biópsias guiadas e planejar cirurgicamente grandes massas;
– Sistema musculoesquelético: para visualizar as estruturas ósseas que compõem os cotovelos, ombros e região pélvica e coxofemoral, assim como detectar qualquer fratura.
Nesse sentindo, com a Tomografia Veterinária é possível fazer a identificação de uma série de enfermidades, sendo as principais:
– Pesquisa sobre a presença de metástases;
– Identificação da origem de extensas massas tumorais abdominais e torácicas, bem como a avaliação do envolvimento de órgãos;
– Planejamento cirúrgico para fraturas complexas;
– Avaliação precisa das estruturas ósseas.
Mas quais são as áreas da medicina veterinária que mais utilizam esse equipamento?
– Oncologistas;
– Ortopedistas.
Confira os conteúdos Univet Animal Health + Parceiros no nosso YouTube. Clique abaixo e assista!
Se você já é um profissional experiente, mas deseja investir ainda mais nos seus negócios, os equipamentos de diagnóstico por imagem, especialmente a Tomografia Veterinária, podem ser ótimas opções. Entre em contato com a nossa equipe e obtenha mais informações.